Back to all Post

Bnpetro Biofuel e Ministério de Minas e Energia debatem futuro de combustíveis no país

Foto: Portal do Ministério de Minas e Energia
Empresa apresentou tecnologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros para produção de substitutos ao petróleo, gás natural e derivados.

A Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, na última sexta-feira (12/3), representantes da Bnpetro Biofuel, que apresentou tecnologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros para produção de substitutos ao petróleo, gás natural e derivados.

A tecnologia permite o aproveitamento de resíduos sólidos, o que contribui para a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos e para a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

Durante a reunião, foram discutidas as características físico-químicas do biopetróleo, gás e combustíveis líquidos sintéticos, bem como as possibilidades de utilização e comercialização desses produtos.

Empresa brasileira estratégica de Defesa, a Bnpetro possui planta industrial instalada em Itajaí (SC) com capacidade de processamento de 120 a 230 kg/h de resíduos sólidos. Esse processo obtém 45% de gás sintético, 25% de biopetróleo, que se assemelha ao condensado de petróleo, e 25% de coque. Os 5% restantes são utilizados para gerar energia para o funcionamento da indústria.

Também foram apresentadas iniciativas previstas no âmbito do Programa Combustível do Futuro, proposto pelo MME, que será apreciado na próxima reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Entre os objetivos estão a utilização de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, assim como incentivos para que operadoras de petróleo e gás natural invistam recursos da cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação nesse tipo de projeto.

Fonte: Portal do Ministério de Minas e Energia